Se você foi dormir cedo ontem, talvez não tenha visto que a loja online da Apple começou a sofrer instabilidade
no final desta segunda, com menus aparecendo aos poucos. Eram os
primeiros sinais de um momento histórico para a comunidade de usuários
Apple no Brasil: a abertura da iTunes Store brasileira, com músicas e filmes disponíveis para a venda.
Se você foi dormir cedo ontem, talvez não tenha visto que a loja online da Apple começou a sofrer instabilidade
no final desta segunda, com menus aparecendo aos poucos. Eram os
primeiros sinais de um momento histórico para a comunidade de usuários
Apple no Brasil: a abertura da iTunes Store brasileira, com músicas e filmes disponíveis para a venda.
Agora é realidade: a loja da Apple está
no ar, pronta para ser utilizada pelos brasileiros. E seu conteúdo está
recheado de artistas nacionais e internacionais.
Para acessá-la, basta abrir o programa iTunes no computador ou o aplicativo da iTunes Store
no seu iPhone, iPad ou iPod touch (aquele rosa que você provavelmente
nunca abriu) e se conectar com uma conta brasileira. Se ainda não tem
uma, aprenda como fazer uma aqui.
Músicas na ponta dos dedos
Agora ficou muito fácil adquirir música
legalmente na internet. A revolução digital que a Apple causou no mundo
musical agora está acessível no Brasil, permitindo que se compre, com um
simples clique ou toque, a música do seu artista preferido.
Os preços estão em dólar, o que significa que não poderemos contar, por enquanto, com a venda de cartões de vale-presente (gift cards)
no comércio, que não pode vender nada em moeda estrangeira. Talvez
somente através da própria iTunes, apesar de que, até agora, não há
sinais de que isso aconteça.
Mas apesar de ser em dólar, os preços em média, estão mais baratos que os praticados pelo comércio tradicional. O CD físico de Marisa Monte, por exemplo, está custando nas Americanas.com R$24,90 (preço já em promoção). Na iTunes Store nacional, você baixa ele em formato digital, com a mesma qualidade e já pronto para tocar no iPod, iPhone e iPad, por US$9,99, cerca de R$19,50 (já com IOF embutido). Ou seja, 21% mais barato.
Além disso, você ainda tem a vantagem de
só comprar as músicas que gostar, sem a obrigação de levar todo o
disco. Cada música individual custa $0,69, $0,99 ou $1,29,
dependendo do artista. Em alguns casos, comprar o álbum inteiro é mais
econômico, se for um artista que você goste de todas as músicas.
Outra grande vantagem é você poder
escutar um trecho da música (90 segundos) para escolher qual vai comprar
ou se certificar que o álbum é bom.
Se você acha que não vai vingar porque é
muito mais fácil piratear músicas na internet, não se iluda: este mesmo
discurso Jobs ouvia no início da década passada, mas ele mostrou que há
quem pague por um lugar em que encontre rapidamente música de boa
qualidade, por um preço acessível, sem o risco de baixar arquivos
desconhecidos em sites pouco ortodoxos.
Single da Semana — Música grátis
Assim como acontece na iTunes
internacional, teremos direito a uma música gratuita por semana, que
pode ser baixada até por quem não tem cartão de crédito registrado na
conta. A primeira gratuita é um single de Maria Gadú, com participação de Lenine. Geralmente troca de título nas terças-feiras, podendo ser um artista nacional ou internacional.
iTunes Match
Junto com a loja, também ganhamos direito ao iTunes Match,
serviço de sincronização da biblioteca musical do computador com a
nuvem, permitindo acessá-la no iPhone, iPod ou iPad, via rede sem fio.
Este serviço é pago e custa US$24,99 por ano. Falaremos dele com mais detalhes em um artigo especial.
iTunes LP – O arquivo digital com conteúdo multimídia
Agora
também temos acesso ao iTunes LP, que é uma tentativa da Apple de
vender conteúdo digital com a mesma magia dos antigos LPs, que possuiam
sempre um material gráfico bonito e complementar. Com o iTunes LP, além
das músicas, vem também no pacote vídeos exclusivos do artista, além das
letras das músicas. Por enquanto, apenas The Beatles e Pink Floyd estão disponíveis no formato, mas com o tempo outros devem enriquecer a biblioteca da loja.
Tem um também do Roberto Carlos (Em Ritmo de Aventura), caso você queira conhecer o formato.
Compra e aluguel de filmes nacionais e internacionais
Uma outra expectativa atendida foi a
disponibilização de filmes, coisa que é raro de acontecer na estreia da
loja. Países como França, Itália e Espanha tiveram que esperar meses até
terem obras de Hollywood nas suas lojas locais. Nós, mais uma vez,
fomos privilegiados e já saímos com tudo que temos direito.
Há filmes legendados como também
dublados. Infelizmente não há, como em um DVD, a opção de escolher
interativamente no próprio filme isso; eles já vem pré-formatados ou com
legendas ou com audio em português. Em alguns países, há as duas
versões dos principais filmes e o usuário pode escolher qual delas
prefere.
É possível alugar filmes. O documentário sobre Ayrton Senna, por exemplo, possui a versão em alta definição (HD) ou normal (SD) para alugar, mas apenas a SD para comprar. Os preços do aluguel também diferem, de acordo com a qualidade: $4,99 para os títulos em HD e $3,99 para os em SD.
Aluguel de filmes
Quando você aluga um filme pela iTunes
Store, você pode ficar 30 dias com ele e decidir qual o melhor momento
para assistí-lo. Porém, no minuto que você começar a ver o filme, nem
que seja só um pedacinho, ele já começa a contar o tempo e aí você só
tem 48h para vê-lo, antes que ele desapareça da sua biblioteca, como em
um passe de mágica.
Faremos um artigo mais detalhado, explicando como funciona o aluguel de filmes.
Jogos podem finalmente chegar à App Store
Uma das notícias mais empolgantes da
noite foi o fato de surgir uma boa esperança de que finalmente tenhamos
uma categoria de jogos na App Store brasileira. Afinal, o mesmo estatuto
que regula a classificação dos jogos no Brasil também regula os filmes e programas de TV.
Ora, isso quer dizer que a Apple foi
obrigada a adaptar sua loja à classificação etária previsto no Estatuto
da Criança e do Adolescente, pois só assim poderia vender e expor
filmes. E esta classificação já se vê na loja.
Com ela já regularizada, não há mais motivos que impeçam a categoria de Jogos na App Store (proibida no Brasil desde o lançamento da loja de aplicativos, em 2008). Pode ser que a Apple esteja esperando o lançamento do iPhone 4S, como fez na Coreia no mês passado.
Se isso acontecer, temos tudo para
eleger 2011 o ano da Apple no Brasil. Aí ficaria faltando apenas uma
coisa para 2012: uma loja física da Maçã.
Agora é realidade: a loja da Apple está
no ar, pronta para ser utilizada pelos brasileiros. E seu conteúdo está
recheado de artistas nacionais e internacionais.
Para acessá-la, basta abrir o programa iTunes no computador ou o aplicativo da iTunes Store
no seu iPhone, iPad ou iPod touch (aquele rosa que você provavelmente
nunca abriu) e se conectar com uma conta brasileira.
Músicas na ponta dos dedos
Agora ficou muito fácil adquirir música
legalmente na internet. A revolução digital que a Apple causou no mundo
musical agora está acessível no Brasil, permitindo que se compre, com um
simples clique ou toque, a música do seu artista preferido.
Os preços estão em dólar, o que significa que não poderemos contar, por enquanto, com a venda de cartões de vale-presente (gift cards)
no comércio, que não pode vender nada em moeda estrangeira. Talvez
somente através da própria iTunes, apesar de que, até agora, não há
sinais de que isso aconteça.
Mas apesar de ser em dólar, os preços em média, estão mais baratos que os praticados pelo comércio tradicional. O CD físico de Marisa Monte, por exemplo, está custando nas Americanas.com R$24,90 (preço já em promoção). Na iTunes Store nacional, você baixa ele em formato digital, com a mesma qualidade e já pronto para tocar no iPod, iPhone e iPad, por US$9,99, cerca de R$19,50 (já com IOF embutido). Ou seja, 21% mais barato.
Além disso, você ainda tem a vantagem de
só comprar as músicas que gostar, sem a obrigação de levar todo o
disco. Cada música individual custa $0,69, $0,99 ou $1,29,
dependendo do artista. Em alguns casos, comprar o álbum inteiro é mais
econômico, se for um artista que você goste de todas as músicas.
Outra grande vantagem é você poder
escutar um trecho da música (90 segundos) para escolher qual vai comprar
ou se certificar que o álbum é bom.
Se você acha que não vai vingar porque é
muito mais fácil piratear músicas na internet, não se iluda: este mesmo
discurso Jobs ouvia no início da década passada, mas ele mostrou que há
quem pague por um lugar em que encontre rapidamente música de boa
qualidade, por um preço acessível, sem o risco de baixar arquivos
desconhecidos em sites pouco ortodoxos.
Single da Semana — Música grátis
Assim como acontece na iTunes
internacional, teremos direito a uma música gratuita por semana, que
pode ser baixada até por quem não tem cartão de crédito registrado na
conta. A primeira gratuita é um single de Maria Gadú, com participação de Lenine. Geralmente troca de título nas terças-feiras, podendo ser um artista nacional ou internacional.
iTunes Match
Junto com a loja, também ganhamos direito ao iTunes Match,
serviço de sincronização da biblioteca musical do computador com a
nuvem, permitindo acessá-la no iPhone, iPod ou iPad, via rede sem fio.
Este serviço é pago e custa US$24,99 por ano. Falaremos dele com mais detalhes em um artigo especial.
iTunes LP – O arquivo digital com conteúdo multimídia
Agora
também temos acesso ao iTunes LP, que é uma tentativa da Apple de
vender conteúdo digital com a mesma magia dos antigos LPs, que possuiam
sempre um material gráfico bonito e complementar. Com o iTunes LP, além
das músicas, vem também no pacote vídeos exclusivos do artista, além das
letras das músicas. Por enquanto, apenas The Beatles e Pink Floyd estão disponíveis no formato, mas com o tempo outros devem enriquecer a biblioteca da loja.
Tem um também do Roberto Carlos (Em Ritmo de Aventura), caso você queira conhecer o formato.
Compra e aluguel de filmes nacionais e internacionais
Uma outra expectativa atendida foi a
disponibilização de filmes, coisa que é raro de acontecer na estreia da
loja. Países como França, Itália e Espanha tiveram que esperar meses até
terem obras de Hollywood nas suas lojas locais. Nós, mais uma vez,
fomos privilegiados e já saímos com tudo que temos direito.
Há filmes legendados como também
dublados. Infelizmente não há, como em um DVD, a opção de escolher
interativamente no próprio filme isso; eles já vem pré-formatados ou com
legendas ou com audio em português. Em alguns países, há as duas
versões dos principais filmes e o usuário pode escolher qual delas
prefere.
É possível alugar filmes. O documentário sobre Ayrton Senna, por exemplo, possui a versão em alta definição (HD) ou normal (SD) para alugar, mas apenas a SD para comprar. Os preços do aluguel também diferem, de acordo com a qualidade: $4,99 para os títulos em HD e $3,99 para os em SD.
Aluguel de filmes
Quando você aluga um filme pela iTunes
Store, você pode ficar 30 dias com ele e decidir qual o melhor momento
para assistí-lo. Porém, no minuto que você começar a ver o filme, nem
que seja só um pedacinho, ele já começa a contar o tempo e aí você só
tem 48h para vê-lo, antes que ele desapareça da sua biblioteca, como em
um passe de mágica.
Faremos um artigo mais detalhado, explicando como funciona o aluguel de filmes.
Jogos podem finalmente chegar à App Store
Uma das notícias mais empolgantes da
noite foi o fato de surgir uma boa esperança de que finalmente tenhamos
uma categoria de jogos na App Store brasileira. Afinal, o mesmo estatuto
que regula a classificação dos jogos no Brasil também regula os filmes e programas de TV.
Ora, isso quer dizer que a Apple foi
obrigada a adaptar sua loja à classificação etária previsto no Estatuto
da Criança e do Adolescente, pois só assim poderia vender e expor
filmes. E esta classificação já se vê na loja.
Com ela já regularizada, não há mais motivos que impeçam a categoria de Jogos na App Store (proibida no Brasil desde o lançamento da loja de aplicativos, em 2008). Pode ser que a Apple esteja esperando o lançamento do iPhone 4S, como fez na Coreia no mês passado.
Se isso acontecer, temos tudo para
eleger 2011 o ano da Apple no Brasil. Aí ficaria faltando apenas uma
coisa para 2012: uma loja física da Maçã.
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