domingo, 25 de dezembro de 2011

Entenda as consequências de mudar o país da sua conta da App Store

 
Com a chegada da tão esperada iTunes Store, muitos brasileiros estão decididos a acabar com a história de ter várias contas estrangeiras e se concentrar apenas em uma só, brasileira. Além disso, a loja argentina não está mais aceitando cartões brasileiros, deixando diversos usuários brazucas na mão na hora de comprar jogos.

A decisão é bem lógica, mas infelizmente pode se mostrar um pouco complicada para quem já adquiriu aplicativos e músicas na loja americana ou argentina.
Veja as dicas que a própria Apple dá nesses casos e avalie se vale a pena mudar de país a conta que você já tem ou então simplesmente criar uma nova.
O grande problema de mudar a conta de país é que, infelizmente, os aplicativos adquiridos não aparecerão mais na lista de apps comprados. É por esse tipo de coisa que sempre aconselhamos ter uma conta brasileira e apenas trocar temporariamente para outra no caso de querer comprar algum jogo, inexistente na conta brasileira.
Porém, você pode baixá-los novamente sem pagar de novo, desde que existam na nova loja. De fato, a própria Apple sugere que você baixe todos os aplicativos antes de trocar de país. Confira os passos oficialmente sugeridos para se trocar de país na loja da Apple (eles foram dados pela equipe de assistência da Apple, em email enviado ao nosso leitor Jarbas Martinho):
1) Se você tem algum crédito na loja, você precisará usá-los completamente antes de mudar o país da sua conta. Ou seja, se você usou gift cards e ainda sobram créditos, não tem como mudar de país.
2) Você terá que baixar para o seu computador todas as suas compras antes de alterar o país. Além do mais, filmes alugados precisam esperar os 30 dias de validade para poder trocar de país.
3) Você vai precisar fornecer um método válido de pagamento, como um cartão de crédito e endereço do país em questão. Se o país para onde a conta será transferida tiver o sistema de vale-presentes (gift cards), eles também poderão ser usados como método de pagamento. Sem um método de pagamento válido, não tem como transferir a conta e é por isso que não é mais possível mudar para a Argentina, que agora só aceita cartões do país.
4) O conteúdo comprado na iTunes Store é específico de cada país. Isso quer dizer que você deve baixar todas as músicas, filmes e vídeos comprados na loja ANTES de mudar o país, pois não será mais possível atualizar o conteúdo depois disso.
5) Quando você muda de país, não irá mais receber notificações de atualizações pelo iTunes de aplicativos comprados no país original. Entretanto, você receberá notificações de atualização para qualquer aplicativo instalado no iPhone, iPod ou iPad. Com isso, você poderá instalar aplicativos previamente comprados no outro país, sem pagar novamente, se eles estiverem disponíveis na loja do seu novo país. Você não será cobrado, mas o app continuará não aparecendo na lista de itens comprados na loja. Se o aplicativo não existir na nova loja, você não poderá baixá-lo de graça.
Então, se você está pensando em mudar a sua conta argentina (ou americana) para o Brasil, tenha em mente que você não verá mais a lista dos aplicativos que você comprou (o que não deve ser grave para quem já usava o sistema antes do iCloud). Anote todos os que você tem ou simplesmente baixe-os para o seu computador direto no iTunes, clicando em “Download all“.
Mas se você tiver muitos jogos, não aconselhamos mudar ainda para o Brasil. Continue com a conta para ir atualizando quando precisar, ou baixar os jogos grátis que aparecem de vez em quando. A loja do Uruguai está ainda aceitando cartões brasileiros, mas não se sabe até quando isso. Nossa sugestão é esperar para se a categoria de Jogos realmente se torne realidade no Brasil, antes de investir na compra de algum aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Arquivo do blog

Total de visualizações de página