Com a chegada da tão esperada iTunes Store,
muitos brasileiros estão decididos a acabar com a história de ter
várias contas estrangeiras e se concentrar apenas em uma só, brasileira.
Além disso, a loja argentina não está mais aceitando cartões
brasileiros, deixando diversos usuários brazucas na mão na hora de
comprar jogos.
A decisão é bem lógica, mas infelizmente
pode se mostrar um pouco complicada para quem já adquiriu aplicativos e
músicas na loja americana ou argentina.
Veja as dicas que a própria Apple dá
nesses casos e avalie se vale a pena mudar de país a conta que você já
tem ou então simplesmente criar uma nova.
O grande problema de mudar a conta de país é que, infelizmente, os aplicativos adquiridos não aparecerão mais na lista de apps comprados. É por esse tipo de coisa que sempre aconselhamos ter uma conta brasileira e apenas trocar temporariamente para outra no caso de querer comprar algum jogo, inexistente na conta brasileira.
Porém, você pode baixá-los novamente sem
pagar de novo, desde que existam na nova loja. De fato, a própria Apple
sugere que você baixe todos os aplicativos antes de trocar de país.
Confira os passos oficialmente sugeridos para se trocar de país na loja
da Apple (eles foram dados pela equipe de assistência da Apple, em email
enviado ao nosso leitor Jarbas Martinho):
1) Se você tem algum
crédito na loja, você precisará usá-los completamente antes de mudar o
país da sua conta. Ou seja, se você usou gift cards e ainda sobram
créditos, não tem como mudar de país.
2) Você terá que
baixar para o seu computador todas as suas compras antes de alterar o
país. Além do mais, filmes alugados precisam esperar os 30 dias de
validade para poder trocar de país.
3) Você vai precisar
fornecer um método válido de pagamento, como um cartão de crédito e
endereço do país em questão. Se o país para onde a conta será
transferida tiver o sistema de vale-presentes (gift cards), eles também
poderão ser usados como método de pagamento. Sem um método de pagamento
válido, não tem como transferir a conta e é por isso que não é mais
possível mudar para a Argentina, que agora só aceita cartões do país.
4) O conteúdo
comprado na iTunes Store é específico de cada país. Isso quer dizer que
você deve baixar todas as músicas, filmes e vídeos comprados na loja
ANTES de mudar o país, pois não será mais possível atualizar o conteúdo
depois disso.
5) Quando você muda
de país, não irá mais receber notificações de atualizações pelo iTunes
de aplicativos comprados no país original. Entretanto, você receberá
notificações de atualização para qualquer aplicativo instalado no
iPhone, iPod ou iPad. Com isso, você poderá instalar aplicativos
previamente comprados no outro país, sem pagar novamente, se eles
estiverem disponíveis na loja do seu novo país. Você não será cobrado,
mas o app continuará não aparecendo na lista de itens comprados na loja.
Se o aplicativo não existir na nova loja, você não poderá baixá-lo de
graça.
Então, se você está pensando em mudar a
sua conta argentina (ou americana) para o Brasil, tenha em mente que
você não verá mais a lista dos aplicativos que você comprou (o que não
deve ser grave para quem já usava o sistema antes do iCloud). Anote
todos os que você tem ou simplesmente baixe-os para o seu computador
direto no iTunes, clicando em “Download all“.
Mas se você tiver muitos jogos, não
aconselhamos mudar ainda para o Brasil. Continue com a conta para ir
atualizando quando precisar, ou baixar os jogos grátis que aparecem de
vez em quando. A loja do Uruguai está ainda aceitando cartões
brasileiros, mas não se sabe até quando isso. Nossa sugestão é esperar
para se a categoria de Jogos realmente se torne realidade no Brasil,
antes de investir na compra de algum aplicativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário