Durante a quarta apresentação do iPhone em junho passado,
a Apple introduziu uma nova funcionalidade denominada FaceTime, graças ao qual o usuário tem a capacidade de fazer um vídeo entre dois iPhones quatro (ou entre o novo iPod touch). A empresa da Califórnia, como nós aprendemos a partir do site da Apple, o iPhone 4 descreve FaceTime, como um sistema capaz de simplificar e melhorar o vídeo. Parece, portanto, que a Apple acreditava firmemente esta inovação, a fim de apresentá-la como uma das características mais importantes de seu mais recente modelo do iPhone. Por mais de seis meses após a iPhone 4, você mesmo tem entendido se FaceTime foi realmente um sucesso ou um fracasso. Neste artigo, vamos então ver quais são os elementos que, em nossa opinião, não permitiu FaceTime se tornar o que nós esperávamos que seria.
Em primeiro lugar, qual é a base do eventual fracasso da FaceTime é a idéia. O vídeo é um recurso que, após várias tentativas, tem sido frequentemente aplicada por outras companhias telefónicas em seus dispositivos com resultados pobres. O motivo? Na maioria dos casos, o problema não tinha nada a ver com os aspectos técnicos de vídeo, como tal, mas com a utilização que lhe era possível. De muitas maneiras, na verdade, o vídeo é muito prático, porque não há sigilo quando você se comunica. Portanto, usá-lo em ambientes aglomerados podem ser desagradáveis.Um telefonema normal em vez é muito mais escondida, que pode ser feito em praticamente qualquer situação e por isso é muito mais confortável.
Como você já deve saber, a empresa decidiu limitar esse serviço para o único Wi-Fi gratuito. Embora nunca saberemos se a Apple tem feito essa escolha em função do problema que temos explicado anteriormente, essa limitação, obviamente, significa que você não pode usar FaceTime na rede 3G, em outras palavras, o movimento, pelo menos para nós, italianos. Na verdade, se os EUA é fácil encontrar hotspots Wi-Fi em grandes cidades, por isso não o caso da Itália, onde o público Wi-Fi ainda não é generalizada. Isto significa que os únicos lugares onde podemos usar FaceTime que os italianos são as nossas casas (se tiver um roteador Wi-Fi) e, possivelmente, escritórios e instalações públicas que oferecem um serviço Internetwireless.

Assim, surge outro problema: ser tão limitada, a fim de utilizar qualquer tecnologia que deve ser capaz de simplificar, ainda que em uma comunicação virtual entre duas pessoas, não pode ser muito interessante e quase incômodo. Em termos práticos, se alguém é forçado a agir apenas em determinadas situações e sob determinadas condições, o risco de perder o prazer da experiência em si. O iPhone é muitas vezes elogiado por sua capacidade de trazer para casa do que qualquer coisa que possamos experimentar o conforto de casa, a partir do leitor de música no navegador da Web Se vamos impor-se ao vídeo do iPhone chamadas somente quando estamos em nosso Habitação, desaparece o sentido do dispositivo móvel, que é para ser usado em mobilidade.
Neste ponto, muitos de vocês podem argumentar que isso pode ser bastante bom ter uma ferramenta para comunicação por vídeo com seus amigos quando você está em casa. Isto, se entendida em um sentido geral, é uma consideração sobre a qual nada pode ser dito. Mas devemos ressaltar que se a pessoa que você deseja se comunicar com vídeo não tem um iPhone 4, iPod touch ou um Mac (Mac FaceTime em versão beta) não terá qualquer forma de fazer ver e ouvir pela FaceTime. Este é outro aspecto em que este serviço, provavelmente, não recebe o sucesso esperado: essa limitação que a Apple tem sido aplicada a FaceTime torna um serviço fechado, que só alguns podem usar. Como um serviço como este "exclusivo", pode não ser tão agradável como você poderia esperar seria o vídeo.
Se você é então forçado a utilizar este serviço de forma limitada, talvez pode ser mais prático para fazer chamadas de vídeo usando um computador ou laptop.Existem diversos softwares como o Skype, que permitem que você faça isso em uma qualidade de imagem mais fácil, livre e justo (por óbvias razões de ordem técnica, depende também da linha dos dois alto-falantes).

Até agora foram analisados os aspectos negativos da FaceTime: Passamos agora para destacar alguns pontos positivos. Primeiro, deve-se reconhecer que o sistema para iniciar a chamada - a Apple já acostumado - rápido e fácil. Além disso, embora ambas as funções FaceTime somente através de Wi-Fi, é claro que ter a capacidade de usar um dispositivo pequeno como o iPhone para fazer o vídeo faz a experiência do usuário em casa, muito fácil: Na verdade, você não é obrigado a ficar dentro de um quarto individual, o que lhes permite sentar-se confortavelmente no sofá, na cozinha ou em seu jardim (sempre se o sinal de Wi-Fi é forte o suficiente). Algumas características do iPhone 4, finalmente, gravar o vídeo com a parte frontal da câmera, bem como ver imagens em modo paisagem.A qualidade da imagem é boa, mas ligeiramente inferior a fluidez do mesmo, mas lembre-se mais uma vez, dependem da conexão.
Apple procurou, portanto, revisitar a experiência de vídeo, que adapta ao seu celular de uma maneira diferente: apesar de este, em síntese, impôs certas limitações que tornam a utilização FaceTime talvez impraticável. É verdade que existem alguns aspectos positivos decorrentes do cuidado que as reservas da Apple para o seu software.
A tecnologia ainda é relativamente novo, por isso talvez seja muito cedo para fazer julgamentos de qualquer tipo. Vamos, portanto, ficar feliz em saber que você pensa sobre isso: qual é a sua opinião sobre FaceTime? A maneira em que este serviço é proposto é capaz de garantir o seu sucesso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário