domingo, 26 de setembro de 2010

Shazam -como funciona o reconhecimento das músicas!


Durante vários dias, a publicidade nos bombardeia com informações sobre Shazam, simples aplicação que reconhece, depois de alguns momentos de escuta, um título de música e enviar ao usuário várias informações e para comprá-lo. É claro que a publicidade faz as coisas simples e não explicar em detalhes como esse processo de reconhecimento. Em vários artigos que circulam rede, ao invés de técnicos, e só por curiosidade para entender como "o mundo funciona" Gostaria de me jogar em várias leituras. Se ele pode lhe interessar, aqui está um pouco "o que acontece antes que o usuário possa se familiarizar com o título da canção.




Vamos começar por dizer que Shazam tem um grande banco de dados que contém as impressões digitais de um número infinito de músicas. Durante os poucos segundos de músicas, o Shazam, mas não faz nada "tagging" a música tocava, através dessas impressões digitais. Em essência, então, está realizando uma pesquisa de impressões digitais reconhecidas quando escuta e os de um banco de dados. Finalmente, uma correspondência, o programa retorna as informações que deseja.

Mas esta explicação simples, ele realmente não podia satisfazer todos os gostos e é por isso que deve descer ainda mais em pormenor.


Shazam, utilizando um espectrograma, ou seja, um gráfico, ponto por ponto, as intensidades das freqüências são representados em um ponto específico no tempo. Shazam, portanto, se aplica um algoritmo que cria uma impressão digital de uma canção, retornando um gráfico 3D como a mostrada na figura, sendo capaz de identificar as freqüências com "a intensidade dos picos".


Em cada um dos picos, Shazam acompanha a freqüência eo tempo decorrido desde o "início da música.



Então, quando Shazam recebe impressões, como os mencionados acima, além de acompanhar a primeira chave (823,44 - 1054) e pesquisa de banco de dados todas as partidas possíveis. Veja como você pode ser Shazam taballe:


Comentem, o que você achou desse Blog? O que achou dessa postagem?

3 comentários:

  1. Totalmente incompreensível e nenhum pouco inteligível, isso sem mencionar a falta de concordância e o excesso de erros de português.

    ResponderExcluir
  2. Cara, deu pra entender perfeitamente :]

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Arquivo do blog

Total de visualizações de página